segunda-feira, 29 de abril de 2013

Meia Maratona Caixa de Porto Alegre

Largada
A sexta edição da Meia Maratona Caixa de Porto Alegre teve como diferencial, além do tradicional percurso de 21 km individual, a opção de completar o mesmo trajeto em revezamento em dupla ou em quarteto, além de ter a opção de correr a distância de 5 km.
O cenário da competição foi mais um atrativo: as provas tiveram início e fim as margens do rio Guaíba, no Parque Marinha do Brasil, para os corredores da capital gaúcha já é um circuito tradicional e para os competidores de fora do Rio Grande do Sul, é sempre muito agradável desfrutar de belas paisagens.  A expectativa da organização era que 2 mil pessoas participassem do evento, este número foi totalmente superado. A largada foi dada as 8 horas da manhã, momento ideal para os competidores, já que o calor foi forte o final de semana inteiro pelas bandas do sul.
Este foi o primeiro ano em que a prova foi organizada pela Associação Brasileira Esportiva Social Cultural Endurance (ABEE), com realização da Latin Sports, empresa reconhecida internacionalmente pela organização de eventos de peso como a Meia Maratona Caixa da Bahia e as Maratonas Caixa de Santa Catarina, Porto Alegre e Curitiba.
Depois de 4 meses sem correr provas oficiais em Porto Alegre, foi muito legal para mim rever os amigos e trocar informações com atletas de outras regiões do estado. A prova foi tranquila, tudo saiu dentro do planejado visando a maratona de Porto alegre no mês de junho. Largada no pelotão do fundão para não atrapalhar aqueles que desejavam lutar por lugar no pódio, iniciei a minha caminhada até o pórtico, após um minuto e trinta segundos passagem pelo tapete azul e ai sim...correndo a passos curtos comecei a Meia Maratona. Mesmo já tendo gasto a sola dos tênis por este trajeto é sempre legal correr em casa, onde você conhece cada curva, buracos e lombas. A estratégia foi de manter o ritmo até o 14km e soltar nos 7km finais. Meta cumprida sem problemas.
É muito bom correr sem preocupação com troféus ou tempo, somente curtindo e incentivando os demais participantes. Durante a passagem pela zona sul, para onde a prova deu o seu desenrolar, pude ouvir vários gritos
Medalha da Prova



de apoio para quem usa o manto Coral.

VAI BALEIAS!!!!

Aqui em porto Alegre, a galera já sabe como renovar o folego do povo Baleias.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Sugestões de provas para o segundo semestre - parte 2




Mountain Do Costão do Santinho
Cidade: Florianópolis/SC
Data: 28, 29 e 30/Jun/2013
Distância: 42km, 22km, 8km
O Mountain Do Costão do Santinho reúne as belas paisagens do norte da Ilha de Florianópolis com a majestosa estrutura de um dos principais resorts de praia do país. A praia do Costão do Santinho abriga uma área com trilhas, bosques e montanhas, ideal para uma corrida em contato com a natureza.
Na corrida individual, cuja principal distância é a maratona (42 km), a trilha é cercada por registros rupestres e Mata Atlântica preservada, permitindo uma sintonia com a natureza e com a história de Florianópolis como em poucos lugares.




Maratona de Blumenau
Cidade: Blumenau/SC
Data: 04/Ago/2013
Distância: 42km, 21km, 7km
Para 2013, além dos 42k, teremos a modalidade de 21k com a expectativa de receber cerca de 1.000 atletas, mantendo o conceito do evento de reunir anônimos para comemorar a tradição e baixar suas marcas para novamente tornar a Maratona de Blumenau a mais desejada do Brasil.



Ultramaratona dos Anjos
Cidade: Passa Quatro/MG
Data: 7 a 9/Jun/2013
Distância: 235km
Inspirada em grandes provas ao redor do mundo, em particular a Brazil135, a Ultramaratona dos Anjos foi idealizada em 2010. Devido a alta quilometragem ( 235km ) e por se tratar de uma prova de alta resistência e com um grau de dificuldade altíssimo, os atletas com a intenção de participar da Ultramaratona dos Anjos 235km,  deverão apresentar seu currículo, a aplicação passará por uma comissão julgadora formada por 4 atletas Pioneiros da prova, conhecedores do percurso e seus riscos.





XII Maratón Internacional de La Bandera
Cidade: Rosário/Argentina
Data: 30/Jun/2013
Distância: 42km
Desde sua primeira edição, em 2002, a Maratona Internacional de Rosário atrai cada vez mais corredores. Distante apenas 300km da capital Buenos Aires, é uma boa pedida para quem quer mesclar corridas e turismo, pois o clima de Rosário é úmido e ameno na maior parte do ano.
A cidade é bastante animada, com bares lotados e festivais de rua. Os parques garantem qualidade de vida e a arquitetura é especialmente rica – locais como a Pasaje Monroe e a Ruta Modernista são belos corredores de edifícios de influência art déco e modernista. Rosário é a terra natal de Che Guevara e de Lionel Messi.



Yaboty Ultra Marathon
Cidade: Misiones/Argentina
Data: 18/Ago/2013
Distância: 90km, 42km, 21km, 10km
Misiones é a província que está na tríplice-fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai e que tem as Cataratas do Iguaçu como um dos seus cartões postais. Sua geografia com muitas montanhas e selva, sua terra colorida, rios e cachoeira intermináveis a torna uma das regiões mais imponentes e selvagens da nossa vizinha Argentina. Haverá percursos para todos os níveis de preparo fisico, com destaque para o mais longo, com 90km. As outras distâncias oferecidas são 42Km, 21Km e 10Km.






















Half Maraton Montevideo
Cidade: Montevideo/Uruguai
Data: 01/Set/2013
Distância: 21km, 10km
A quarta edição da meia maratona de Montevidéu inclui também um percurso de 10km. Uma ótima oportunidade para conhecer a capital do Uruguai.  Montevidéu é uma cidade próxima ao Brasil, é segura, com preços acessíveis, oferta gastronômica sensacional e é uma ótima oportunidade para se ter a experiência de correr fora do Brasil. O percurso da prova é todo ele realizado pelas Ramblas de Montevidéu, o que garante uma rota plana, cheia de beleza, mas também expectativa de frio, uma vez que os corredores estarão ao lado do gelado Rio da Prata.




Mountain Do Canela
Cidade: Canela/RS
Data: 14/Set/2013
Distância: 18km, 9,5km, 4,5km
O Mountain Do - Canela é realizado em um cenário privilegiado, entre bosques, trilhas, estradas rurais, montanhas e cachoeiras. Os atletas passam pelos mais belos Parques de Canela - Caracol, Teleférico e Ferradura.
Aventura, diversão e alegria em meio a uma natureza exuberante é a marca deste evento!





Maraton de Buenos Aires
Cidade: Buenos Aires/Argentina
Data: 13/Out/2013
Distância: 42km
Ela foi eleita a melhor maratona sul-americana em 2009 pela organização All-Athletics.com.
A prova é uma das preferidas dos brasileiros que procuram uma maratona plana, bem organizada e com temperatura amena, além de ficar a poucas horas de vôo das principais cidades brasileiras.
Isso sem falar que uma visita à capital argentina é sempre uma boa pedida para quem quer desfrutar
de tudo que a cidade oferece. O circuito da prova, certificada pela IAAF e que tem marcação a cada km, passa por grandes pontos turísticos da cidade, como a Casa Rosada, o famoso Obelisco, o bairro
turístico de San Telmo, os estádios do Boca Juniors e do River Plate, o colorido bairro de La Boca e
do sofisticado bairro de Puerto Madero, às margens do Rio Prata.





Desafio Praias e Trilhas - 84Km
Cidade: Florianópolis/SC
Data: 19 e 20/Out/2013
Distância: 84km
Dois dias, duas maratonas. O Desafio Praias e Trilhas é a prova de corrida considerada a mais difícil do Brasil no gênero. Os atletas enfrentam subidas e descidas íngremes, trilhas com pedras, praias de areia fofa, dunas e costões, numa paisagem das mais belas do Brasil. A prova é árdua e o atleta precisa se preparar para enfrentar um percurso difícil e com temperaturas elevadas.
Nas edições anteriores houve participação de atletas de 16 estados brasileiros, além do Uruguai, Argentina, Portugal, Itália e França.




Volta Internacional da Pampulha
Cidade: Belo Horizonte/MG
Data: 08/Dez/2013
Distância: 15km
Prova tradicional no calendário de corridas no Brasil, a Volta da Pampulha é realizada desde 1999, na
capital de Minas Gerais.
Em 2012 aconteceu a mudança do sentido da prova e o local da largada, onde foram incluídos no percurso a decida e a subida do Mineirinho, para que a largada pudesse acontecer em frente ao hall do Novo Mineirão.
Para 2013 a organização da prova confirmou uma mudança: os tradicionais 18km da prova agora passam a ser apenas 15km. Tudo isso para poder contar com um número maior de participantes, já que muitos corredores acostumados com provas de 5 e 10km, não conseguem correr uma prova de 18km. Com essa mudança a organização espera um crescimento de até 20% do número de inscritos.
Outra novidade é que haverá premiação especial para novas categorias, dentre elas: casados, solteiros, gordinhos, magrinhos e por último e menos importante os estagiários.




sábado, 6 de abril de 2013

Sugestões de provas para o segundo semestre - parte 1

Para quem está procurando corridas em locais diferentes, saindo das costumeiras provas na sua cidade, aqui vão algumas boas opções no Brasil e no exterior para o segundo semestre (vc ainda pode se planejar):

Maraton Binacional
Cidade: Salto (Uruguai) e Concórdia (Argentina)
Data: 15/Set/2013
Distância:42km, 21km, 8km
Site: http://www.maratonbinacional.com.ar/



Hot Chocolate Race
Cidade: Várias (EUA)
Distância: 5k/15k
O Hot Chocolate é uma série de corridas nos Estados Unidos, com provas de 5km e 15km, com uma festa pós-prova mais que especial: chocolate quente e fondue de chocolate são servidos aos corredores. Uma ótima recompensa!
Site:  http://www.hotchocolate15k.com/



Maratona Caixa Cidade do Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Data: 07/Jul/2013
Distância: 42,195 km
A prova, que começa no Recreio dos Bandeirantes e termina no Aterro do Flamengo, tem um lindo trajeto pela orla da Cidade Maravilhosa, passando pelas praias da Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo. Com percurso quase todo plano, é uma ótima opção para quem está estreando na distância. Para quem ainda não está preparado, há a opção da meia-maratona.
Site:  http://www.maratonadorio.com.br/

Na maratona do RJ o participante passa por um belo trecho da orla carioca. O percurso tem poucas subidas e a paisagem conta ainda com o Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Apesar de ser no inverno, a temperatura pode estar um pouco alta.


Meia de Pomerode
Cidade: Pomerode/SC
Data: 27/Out/2013
Distância: 21,1 km
Ótima “aclimatação” para quem planeja correr a tradicional e rápida Maratona de Berlim. O clima colonial alemão está presente durante todos os 21 km do percurso. Eleita pela Revista Contra-Relógio uma das 20 melhores corridas do Brasil.
Site: http://www.meiamaratonapomerode.com.br

Para não perder o clima aconchegante da Cidade, a Prova em 2013 será limitada a 1.500 participantes e 150 crianças na maratoninha.


Maratona Internacional Maurício de Nassau
Cidade: Recife/PE 
Data: 29/Set/2013
Distância: 42km
A quarta Maratona Internacional Maurício de Nassau espera receber 5 mil participantes disputando uma premiação de mais de R$ 230 mil.
Atletas de ponta do Brasil e do mundo, academias, assessorias esportivas e corredores de rua participarão de provas que terão percursos de 5, 10, 21 e 42 quilômetros passando por pontos históricos e pela orla de Boa Viagem.
Site: http://www.maratonamauriciodenassau.com.br/index.html

                                          Prova costuma contar com muito vento e sol forte.
Baleias marcando presença
Maraton de Punta del Este
Data: 22/Set/2013
Cidade: Punta del Este/Uruguai
Distância: 42km, 21km, 10km
Maratona de Punta Del Este, no Uruguai reúne cerca de 2,5 mil participantes divididos nas distâncias de 10km, 21km e 42km, os brasileiros são presença certa no balneário latino. O percurso da maratona passa pela orla nos dois lados da península de Punta Del Este e por vários bairros chiques em seu interior, passando em frente ao famoso Casino e hotel Conrad no quilometro final.  É sempre uma boa opção de passeio principalmente para os gaúchos, que este ano foram presenteados pela organização do evento com a troca da data, passando a prova para junto do feriado de 20 de setembro.
Site: http://www.maratondepuntadeleste.com.uy/wp/







Maratón Rapa Nui
Cidade: Ilha da Páscoa
Data: 02/Jun/2013
Distância: 42km, 21km, 10km
Fascinante e isolada do mundo, a Ilha de Páscoa (Rapa Nui, no idioma nativo) é a última fronteira da América do Sul. Localizada a 3500 quilômetros da costa chilena, suas raízes são essencialmente polinésias. Os corredores ainda podem entreter-se com algumas belas praias, como a calma Anakena – que conta com seu próprio conjunto de moais –, e um complexo sistema de grutas.
Site: http://www.maratonrapanui.cl/index.html

Reggae Marathon - Half Marathon & 10k
Cidade: Negril/Jamaica
Data: 07/Dez/2013
Distância: 42km, 21km, 10km
Até que conhecer a Jamaica tendo como pretexto correr a Maratona do Reggae, que acontecerá em Negril, não é uma má ideia. Haverá uma série de acontecimentos prévios e posteriores à corrida. A Maratona Reggae, tem também, a meia maratona (21k) e os tradicionais 10k, que começam em Long Bay Beach Park, na famosa praia de areias brancas a 7 milhas de Negril. Os corredores atravessam as ruas de Negril e depois se dirigem a Green Island.
Site: http://www.reggaemarathon.com/
 
A principal corrida de rua da Jamaica, atrai seguidores internacionais dos Estados Unidos, Japão, Itália, Alemanha e muitos outros países. Patrocinado pelo  Escritório de Turismo da Jamaica e incluído na lista da Lonely Planet, os 10 melhores lugares para correr uma maratona.



Maratón de la Habana
Cidade: Havana/Cuba
Data: 17/Nov/2013
Distância: 42km, 21km, 10km
O trajeto passa por ruas do centro velho da capital cubana, o bairro conhecido como Havana Vieja. O percurso também inclui o Malecón, famoso passeio público à beira-mar.
Site: http://www.inder.cu/marabana//index.html




Maratón de Valparaiso
Cidade: Valparaiso/Chile
Data: 10/Nov/2013
Distância42km, 21km, 10km
Um dos diferenciais desta maratona, é ela possui provas de 5km e 10km, e ainda tem passagem pelo belo porto de Valparaíso, além de lindos cenários desta cidade litorânea do Chile.
Site: http://www.maratonvalparaiso.cl/

Uma cidade portuária com casas coloridas e rodeada por 45 cerros (morros), cada um com sua visão particular do Oceano Pacífico. Assim é Valparaíso, patrimônio cultural da humanidade --aquele velho título da Unesco para cidades charmosas e com história nas fachadas de suas casas. Seus elevadores , que facilitam a subida em alguns desses morros, suas construções antigas e o espírito alegre e boêmio de seu povo encantam qualquer turista.





Maraton Internacional de Pacasmayo
Data: 6 e 7/Jul/2013
Cidade: Pacasmayo/Peru
Distância: 42km,21km,10km e 5km
Pacasmayo é uma cidade litoral onde o vento leste sopra toda a hora.
Na cidade há um cais antigo que foi construído mais ou menos em 1860. Nesta época, era um porto importante. Quando foi construído, seu comprimento era de 5 km, mas em 1920 uma onda enorme cortou o cais ao meio.
O lugar teve um sistema de trem desenvolvido para transportar produtos agrícolas de outras cidades a fim as exportar pelo mar. Foi usado também transportar pessoas.
Site: http://www.maratoninternacionaldepacasmayo.com/index.php

Pacasmayo tem uma praia da pedra e de areia, além de um calçadão agradável com casas velhas.
Perto de Pacasmayo, na baía, há farol conhecido como o “EL Faro”. Lá é o lugar para ir surfar e para praticar também windsurf.




Jungle Marathon
Data: De 3 a 12 de Out/2013
Cidade: Santarém/PA
Opções de corrida: 240 KM, 120 KM e 42 KM
A Jungle Marathon acontece dentro da Floresta Nacional de Tapajós, na Amazônia. Pode ser corrida em seis dias, como uma ultramaratona de 240 KM e 120 KM, ou uma maratona normal, com 42 KM. Os competidores precisam levar sua própria comida pelo caminho. De noite, acampamentos são montados na mata para o repouso dos corredores.
Site: http://junglemarathon.com/indexbr.php


 
Volta do Lago
Cidade: Brasília/DF
Data: 09/JUN/2013
Distância: 100 km
O percurso consiste em dar uma volta completa no Lago Paranoá, conhecido como o “coração” de Brasília. Os atletas percorrem os 100 km, divididos em 14 trechos de 4 a 10 km, com pisos variados. Você pode correr sozinho ou em equipes de dois a oito integrantes.
Site: http://www.voltadolagocaixa.com.br/index.php/pt/

 

Desafrio Urubici
Cidade: Urubici/SC
Data: 22/JUN/2013
Distância: 52 km
Localizada na Serra de Santa Catarina, a 900 metros de altitude, Urubici tem o título de cidade mais fria do Brasil. Então, imagine a temperatura em uma prova realizada no mês de junho. No Desafrio Urubici há disputas individuais e em duplas mistas, masculinas ou femininas. São 52 km, com aclive de 920 metros entre fazendas, sítios e trechos próximos a cachoeiras, estrada de terra e asfalto.
Site: http://www.ecofloripa.com.br/desafrio/


Baleias passando frio



Maratona de Revezamento Bertioga - São Sebatião - Maresias (2ª etapa)
Cidade: Bertioga / SP
Data: 19/Out/2013
Distância: 75km
A competição, que une esporte e natureza, reunirá equipes de 3, 6 e 9 atletas e a categoria Survivors - Solo no dia 19/10. Eles terão pela frente um percurso de 75 quilômetros pelas praias do litoral norte paulista, com trechos de areia, terra e asfalto. A competição é por si só, muito dura. Afinal, mesmo com o revezamento, são 75 quilômetros de percurso variado e muitas subidas, que exigem bom preparo dos competidores. Na disputa individual fica ainda pior, pois não existe a possibilidade da troca. Mesmo assim, o desafio continua sendo bastante atraente aos atletas.
Site: http://www.ciadeeventos.com.br



Maraton Internacional de Asuncion - MIA
Cidade: Assunção/Paraguai
Data: 04/Ago/2013
Distância: 42km, 10km
Tirando o clima e as muitas ladeiras nos primeiros quilômetros a prova é um sucesso e agrada aos visitantes, especialmente pela simpatia e calor humano dos hermanos guaranis.
Site: http://www.pmcpy.org/mia2013.php



Maratona Internacional  Caixa de Porto Alegre
Cidade: Porto Alegre/RS
Data: 16/Jun/2013
Distância: 42 km
A Maratona de Porto Alegre é camarada. Os 42 quilômetros são planos, o clima é ameno (se calhar de aparecer uma frente fria, pode ficar abaixo dos 10 graus) e a paisagem é especial. Com largada na Av Diário de noticias, passa pelo centro e boa parte se desenvolve à beira do Rio Guaíba.
É uma maratona boa para fazer tempo, o clima e o percurso plano ajudam. Mas tem pouca gente na rua apoiando. Portanto, prepare-se psicologicamente para a solidão. Em alguns momentos, nem parece ser uma prova, mas um treino. Melhor levar iPod e programar entre três e cinco horas de boa música.
Site: http://www.maratonaportoalegre.com.br/index.html

Além da distância de maratona, com 42,195 km, o evento promove o incentivo à modalidade com a Corrida Rústica de 8 km e a Maratona de Revezamento que pode ser completada em dupla (21 km) ou em grupos de 4 ou 8 pessoas (10 km e 5km).



Maratona Caixa de Santa Catarina
Cidade: Florianópolis/SC
Data: 29/Set/2013
Distância: 42km e 10km
A largada e a chegada da competição será na Passarela do Samba Nego Quirido. Durante a corrida, os atletas passarão ao lado das belas paisagens de Floripa, além de alguns pontos turísticos, como a Ponte Hercílio Luz. Disputa com a maratona de Porto Alegre o titulo da mais rápida do Brasil.
Site: http://www.maratonasc.com.br/sobreaprova.html