terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Superação e emoção na 10ª edição da Travessia Torres Tramandaí

Largada em Torres, com muita chuva e vento forte
Existem coisas na vida que o dinheiro não compra. Uma delas foi o prazer de completar a ultramaratona TTT 2014. Considerada pelos organizadores e atletas mais experientes como a mais casca grossa de entre todas as edições. “Uma TTT para ficar na história. Foi dura? Sim. Sofremos? Sim. Mas pensando aqui com meus cadarços: foi a melhor de todas. Quem enfrentou essa pedreira terá uma história eletrizante para contar durante a vida inteira”,  escreveu no seu blog Santa Corrida, a vencedora da prova feminina Daniela Santarosa. Mais do que uma superação física as ultras são um duelo espiritual, a mais sedutora luta entre o corpo e a mente... É correto afirmar que o dia em que a corrida acontece é na verdade o dia mais fácil, porém nesta ocasião esta afirmação não se encaixa. Sabemos que o duro não é correr a distância, e sim aqueles intermináveis treinos longos de 24 a 35 km aos sábados bem cedo, enquanto os nossos familiares e amigos ainda desfrutam da cama aconchegante, é justamente nesse árduo caminho feito de muito suor, treinos de series, ritmados, ladeiras, dores musculares e centenas de quilômetros rodados, com sol ou frio e muitas vezes realizados antes e depois de um dia de trabalho desgastante, que algumas pessoas desistem da ideia de participar de uma ultramaratona. Imagine completar uma Ultramaratona que tinha o percurso de 81km, pela beira da praia com chuva forte e vento intenso de 25km/h nos primeiros 35km de prova. O período de quatro meses de treinamento me deixou preparado mentalmente e fisiologicamente, mas as adversidades e os obstáculos durante o trajeto da prova quase me fizeram desistir do sonho de completar esta prova (que somada a Maratona Internacional de Porto Alegre e a Supermaratona de Rio Grande 50k, formam a trinca dourada aqui no sul).
Confraternização
Minha estreia na Travessia Torres-Tramandaí (TTT) categoria solo foi difícil, mas eu já imaginava...
Prova da dificuldade extrema dessa edição está no numero de participantes que concluíram a ultra (72 de 118 inscritos) e o aumento dos tempos de conclusão dos primeiros colocados na categoria individual. André Brüch, pódio masculino, completou em 7h56min (no ano passado, o tempo do primeiro tinha sido de 6h15min). A campeã feminina, Daniela Santarosa, ganhou pela terceira vez consecutiva, com um tempo de 8h11min, mas não bateu o próprio recorde, de 7h48min em 2013. Mas ela conseguiu o feito de chegar em terceiro lugar geral.
O mais impressionou nesta disputa? O espírito esportivo e a solidariedade dos participantes. Diante das dificuldades, muitos competidores se ajudaram para conseguir se manterem "vivos" durante o trajeto. Vale lembrar que toda estrutura montada pelos organizadores do evento funcionou perfeitamente, postos de hidratação e de alimentação sempre com staffs atenciosos prontos para atender qualquer necessidade dos competidores. Varias ambulâncias com profissionais de enfermagem e algumas motos davam o suporte para os atletas machucados durante o percurso.
“Hoje a prova foi de superação do início ao fim, já que todas as previsões acertaram e, já na largada, às 6h da manhã, tava um temporal inacreditável. E um vento contra que eu nunca vi na vida.
Mas é impressionante a cumplicidade e a solidariedade dos ultramaratonistas. Apesar de estarmos todos competindo entre si, assim que entramos na praia em Torres e vimos a situação que estava, formamos um grupo de 7 atletas que foram se protegendo do vento, e dividindo a comida e a bebida, já que todos os nossos ciclistas não conseguiram pedalar com aquele vento e chuva”, relatou o campeão André em seu perfil no Facebook.
Em seu site, a vencedora da prova feminina Daniela também falou sobre a solidariedade entre os colegas. O apoio dela, Ariel de Deus, acompanhava a corredora de bicicleta e foi um dos poucos, nessas condições, que conseguiu se manter acompanhando a atleta. Assim, eles conseguiram ajudar outros tantos, dividindo a suplementação tão indispensável a quem corre distâncias tão longas (lembrando: a TTT tem um percurso total de 81.240 metros).

Daniela Santarosa, campeã feminina da UlTTTra. Foto: Félix Zucco
Meu amigo Moisés Carmona, quarto colocado geral e Daniela Santarosa, campeã feminina da UlTTTra.
 
Cruzar a linha de chegada, mesmo que em condições muito debilitadas, foi o resultado de alguns meses de trabalho árduo e planejamento, momento único, é a glória indescritível que se sente na linha de chegada ao ser premiado com uma simples medalha que simboliza o nosso esforço e sempre que olharmos para ela, nos fará lembrar com orgulho e satisfação de tudo o que fizemos e sofremos para merecê-la. Mais uma vez (2013 realizei a prova em um quarteto masculino) este desejo foi concretizado e agora vou desfrutar de algumas semanas de descanso, e é claro, muitas cervejas geladas...Parabéns a todos os GUERREIROS que participaram da TTT 2014- 81km do mais puro sentimento de vitória.

  
 


Um comentário:

  1. Olá Maurinho,

    Adorei a narrativa, parabéns pela prova, pelo belo relato.

    Ao tempo em que o parabenizo, gostaria de enaltecer dois aspectos vitais: em primeiro plano, a sua irretocável definição de Ultra: "Mais do que uma superação física as ultras são um duelo espiritual, a mais sedutora luta entre o corpo e a mente".

    Treinar para uma Ultramaratona é isso mesmo, nos preparamos horas e horas, dias e dias, semanas e semanas, meses e meses, para quando o dia da prova chegar, “tentar dominar corpo e mente" e depois, com o espírito guerreiro, enfrentar os intermináveis Kms da prova.

    Quanto à rede de solidariedade que se forma, diante de obstáculos ditos insuperáveis, sempre surgirá a camaradagem e o companheirismo. Quem respira a atmosfera das Ultras, jamais esquecerá esses ingredientes!!!

    Ultra abraço e que venham novos desafios!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir