terça-feira, 20 de maio de 2014

Maratona Internacional de Porto Alegre 2014 - Concluida

Kit da maratona teve o básico... camiseta e boné
Minha história da 31ª Maratona Internacional de Porto Alegre, teve inicio no sábado pela manhã, quando fui conhecer o mais rápido entre todos os Baleias...Tutta Ferreira. O rapaz do Paraná, pela primeira vez na capital dos gaúchos, queria conhecer um pouco do percurso e da cidade de Porto Alegre. Pegamos duas bikes e fomos rodar pelas vias urbanas. Passamos pela Usina do Gasômetro, parque da Harmônia, parque Marinha do Brasil e finalizamos o passeio no novo Beira-Rio, estádio da Copa do Mundo. Levei o cara no mais bonito estádio da copa e ele me vem com a pergunta - vamos na arena do Grêmio - imagina só...nem a pau juvenal (mas no domingo após a prova o Tutta fez companhia ao Walter e juntos conheceram o lado azul de Porto Alegre). Voltamos ao centro de Poa, para forrar o estômago pois no inicio da tarde o compromisso era buscar os paulistas José Maia e Walter Barbosa no aeroporto e depois leva-los até a zona sul para a retirada do kit da prova. Pisamos no Salgado Filho, e avistamos o garoto José Maia, dez minutos depois pintou o gente fina Walter Barbosa...pronto time completo. Partimos os quatro para o centro de Poa, utilizando o transporte público. Os guris deixaram seus pertences nos hotéis e partimos todos rumo ao jóquei clube, local da retirada dos kits. O combinado era pegar os pacotes e ir descansar "tirar o avião do corpo" porque no dia seguinte seria o dia de encarar quarenta e dois quilômetros. Não sei de onde surgiu a ideia de passarmos no shopping para comprar sachê de carboidrato...imagina no que deu isso. Para resumir...foi o melhor relaxamento pré-prova que eu experimentei.

Deixei os guris no centro e fui pra casa dormir um pouco. O domingo estava com cara de Londres, frio e nublado. A largada foi as 7 horas em direção a zona sul, meu local de treinos...então sabia exatamente o que fazer. Sai com um ritmo moderado (4’50’’/km) e fui aumentando ao poucos km à km conforme o corpo aquecia, já que a temperatura no inicio da prova estava por volta dos 13 graus. Próximo ao km 09 colei em grupo de mais ou menos 18 atletas que estavam "andando" a 4´20"/km, entre eles os meu amigos Guilherme Testa e Evandro Lírio. Muito legal correr ao lado desta galera que era formada por competidores de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Belo Horizonte, São Paulo, Maringá, Imbituba e Curitiba. Muita camaradagem e troca de informação sobre as próximas corridas e é claro piadas, seleção brasileira, entre outra coisas. Deixei os guris no centro e fui pra casa dormir um pouco. O domingo estava com cara de Londres, frio e nublado. A largada foi as 7 horas em direção a zona sul, meu local de treinos...então sabia exatamente o que fazer. Sai com um ritmo moderado (4’50’’/km) e fui aumentando ao poucos km à km conforme o corpo aquecia, já que a temperatura no inicio da prova estava por volta dos 13 graus. Próximo ao km 09 colei em grupo de mais ou menos 18 atletas que estavam "andando" a 4´20"/km, entre eles os meu amigos Guilherme Testa e Evandro Lírio. Muito legal correr ao lado desta galera que era formada por competidores de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Belo Horizonte, São Paulo, Maringá, Imbituba e Curitiba. Muita camaradagem e troca de informação sobre as próximas corridas e é claro piadas, seleção brasileira, entre outra coisas.
  Deixei os guris no centro e fui pra casa dormir um pouco. O domingo estava com cara de Londres, frio e nublado. A largada foi as 7 horas em direção a zona sul, meu local de treinos...então sabia exatamente o que fazer. Sai com um ritmo moderado (4’50’’/km) e fui aumentando ao poucos km à km conforme o corpo aquecia, já que a temperatura no inicio da prova estava por volta dos 13 graus. Próximo ao km 09 colei em grupo de mais ou menos 18 atletas que estavam "andando" a 4´20"/km, entre eles os meu amigos Guilherme Testa e Evandro Lírio. Muito legal correr ao lado desta galera que era formada por competidores de orto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Belo Horizonte, São Paulo, Maringá, Imbituba e Curitiba. Muita camaradagem e troca de informação sobre as próximas corridas e é claro piadas, seleção brasileira, entre outra coisas.
Pelotão formado por atletas de diversos estados
 Consegui manter o pace até o km 30, depois disso, fiquei distante deste grupo, com muitas dores, fui acompanhado pelo amigo Evandro, que também resolveu diminuir o ritmo. Fomos lado a lado até o km 34, onde eu já um pouco melhor resolvi acelerar (mas não muito pq. as pernas já davam sinais de fadiga), para tentar bater o meu recorde pessoal. É neste momento, faltando menos de 10 km para o final da prova que a minha Porto Alegre, me deixa desapontado pois as pessoas não saem as ruas para prestigiar o evento, para dar um grito de incentivo ao atletas....nada acontece na aldeia, a não ser por aqueles que tem parentes ou amigos participando da competição e se aventuram a saudar os maratonistas. Cheguei aos trancos e barrancos, sempre repetindo o mantra - o importante é chegar - . Completei a minha 4ª Maratona com o tempo de 3h10min, quebrando meu recorde e colocando 20 minutos a menos que na maratona de Poa 2013 e 6 minutos a menos que na maratona de Floripa 2013. Agora vou descansar, chega de provas longas este ano o projeto Desafrio deixarei para 2015, mas estarei em Santa Catarina para a Meia Maratona de São José.

Walter e Maia
Baleias prestigiando a 31ª Maratona Internacional de Porto Alegre



2 comentários:

  1. Meu caro Maurinho. Sensacional a recepção e o carinho Baleias em Porto Alegre. Você e essa turma que estava aí garantiram o que há de melhor no Mundo Baleias. Você, Tutta, José Maia, Walter, Ivo Cantor e Marcelinho (Tutta me mandou uma foto em que ele aparece) tornaram a Maratona de Porto Alegre 2014 inesquecível. Mas não levem o Tutta para o mal caminho. Cerveja! E na véspera! No mais, é lembrar que Toledo e Elaine estavam na Maratona de Lima tornando o final de semana Baleias digno do nosso melhor, exagerado. José Maia encerrou aí os seus longos para a Comrades. Você e Tutta, na mais famosa ultramaratona, 2018 e 2019, pense nisso. Grande abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer conhecê-lo Maurinho. E foi mal quando te perguntei se íamos na Arena do Grêmio. Havia me esquecido que você era Colorado. rsrs
    Parabéns pela sua ótima performance e recorde em Porto Alegre. Adorei a cidade e o passeio de bike também.

    Ah, e pelo que li no comentário do Miguel acima, ele também te "intimou" a ir na Comrades. Ele me ligou ontem, dia do meu aniversário, e me fez dizer que sim. Se eu vou ter grana pra isso eu não sei. Mas, como me muito tempo. Acho que dá pra juntar uns trocados. rsrs
    E fala pra ele que vocês não me levaram para o mal caminho não. Eu até que gostei. Só achei que faltou um "lachezinho" mais fora isso tudo bem...kkkk
    Grande abraço e boas corridas.


    Obs: Dê uma conferida no seu blog abaixo da foto no shopping e o grupo de atletas. O texto está se repetindo 3 vezes.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir