Mas o que é uma ultramaratona?
No Brasil, essa nomenclatura é empregada para qualquer prova superior a 42km (distância oficial da maratona). Outro critério é o tempo da prova: provas de 6, 12, 24 ou 48 horas, por exemplo. Em países como os Estados Unidos, o termo ultramaratona se refere a provas a partir de 100 km.Quais são as ultramaratonas mais difíceis do mundo?
Esta é uma pergunta difícil de responder, já que há diversas corridas se proclamando “a ultramaratona mais difícil do mundo”. Vamos compilar algumas das provas consideradas mais árduas.Desafio dos campeões (Challenge of Champions)
Este desafio, não por acaso, tem sua largada no Vale da Morte – Califórnia. É considerado pelos ultramaratonistas como um dos maiores desafios, com sua distância de 217 quilômetros e ascensões verticais que incluem três cadeias de montanhas no percurso. Além disso, a temperatura pode chegar aos 50 graus em determinados trechos da rota.
Beast of Burden Winter 100 Miler
Outra prova que disputa o posto da ultramaratona mais difícil de se percorrer é a Beast of Burden Winter 100 Miler, com seus 160km de desafios. Além de ser um longo percurso, há a dificuldade de se correr na neve, já que a corrida se dá no rigoroso inverno de Buffalo, nos Estados Unidos.
Spartathlon
Saindo um pouco das Américas, a Europa também tem sua candidata à ultramaratona mais difícil do planeta: é a Spartathlon, com distância de 246km percorridos entre Atenas e Esparta, na Grécia. Uma curiosidade sobre esta prova: ela tem o objetivo de traçar os passos de um mensageiro ateniense enviado a Esparta no ano 490 A.C. para buscar ajuda contra os persas na Batalha de Maratona.
Ultramaratonas da África do Sul
Já na África do Sul, o que não faltam são ultramaratonas difíceis de serem realizadas. Uma delas, a Two Oceans, tida como a mais bela maratona do planeta, na Cidade do Cabo. O percurso é de 56km, com várias oscilações de percurso. Também deste continente vem a ultramaratona mais famosa do mundo, a Comrades. O trajeto inclui muito sobe e desce por estradas asfaltadas e altitudes elevadas. É também uma das provas mais longas, o tempo-limite é de 12 horas.
Apesar de exigir muito preparo físico, correr uma ultramaratona não é impossível. É preciso ter bagagem nas corridas, manter os exames em dia e treinar a sério.
Quais são as ultramaratonas mais difíceis do Brasil?
Ultramaratona Volta ao Lago Caixa
A prova com distâncias de 60km e 7h para terminar ou 100km com 11h para terminar é realizada na capital federal e pode ser feita individualmente, em duplas, quartetos, sextetos ou octetos. A maior difículdade desta prova é o clima seco com temperaturas elevadas mesmo no inverno (junho).
Ultramaratona dos Anjos
Teve sua primeira edição em 2011. Realizada na cidade de Passa Quatro, Minas Gerais, no mê de junho, esta prova tem 235km de percurso e tempo máximo para termino de 60h. Disputa com a Brazil 135 o titulo da mais dura do país.
Travessia Torres Tramandaí
A popular TTT, tem seu percurso de 82km todo plano, mas muito difícil por se tratar de uma prova realizada no verão e à beira-mar. A competição reúne outras categorias (duplas, quartetos e octetos), tornando a vida do Ultra mais "agradável" durante a prova. O clima é um fator a parte, pois tanto pode estar 40 graus, como pode chover e ainda soprar ventos contrários de 15 a 20 km, jogando assim qualquer estimativa de tempo para longe. Ponto forte é a organização com postos de hidratação e alimentação no percurso.
Brazil 135
Esta prova é toda realizada na Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, considerada a mais foda das ultras tupiniquins, tem como seu criador o Ultramaratonista Mário Lacerda. Foi inspirada na tão famosa Bad Water, prova americana com percurso de 217 km, a prova brasileira é umas das formas de conseguir classificação para a race americana. A prova tem ainda as categorias quarteto, trio e duplas com 217km de distância. Durante todo o percurso você só tem 20km de terreno plano. Vai encarar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário