sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

30k corrida de revezamento Ponta do Papagaio 2016 - Concluida

Esta prova estava na minha mira a algum tempo, depois de pesquisar e ler as postagens nos blogs de corredores (http://correndoerenascendo.blogspot.com.br e http://eduhanada.blogspot.com.br), resolvi que esta seria meu primeiro desafio de 2016, depois de um longo período longe das corridas. Sempre gostei de correr em trilhas e olhando as imagens do local, sabia que seria diversão certa.
A região onde foi realizada a competição é realmente incrível, com belas praias de águas calmas e limpas. A praia da Guarda do Embaú, que fica localizada no distrito de Palhoça/SC, oferece boas opções de hospedagem. Mesmo sendo muito procurada pela galera do surf , não rola aquela agitação louca durante a noite, pois a região é rodeada pela natureza e existe uma aréa de preservação ambiental (Parque da Serra do Tabuleiro), que abriga rios e cachoeiras e por isso também muito frequentada por famílias que buscam pelo descanso.
Credito - Eduardo Hanada
Eu e minha esposa, partimos de Porto Alegre, na sexta-feira pela manhã dispostos a aproveitar a praia e relaxar. Sábado era dia de entrega do kit(camiseta e chip). Rolou algumas reclamações, pois o local ficava um pouco distante da região onde seria a prova. Fui bem cedinho, peguei a sacola e retornei para a praia, afim de salgar o lombo e descansar. Para a minha surpresa depois de uma linda manhã de céu azul o tempo começou a mudar rapidamente após as 15hs, com nuvens anunciando que São Pedro, estaria disposto a dificultar a vida dos corredores. Quando a chuva chegou minha esposa ficou uma fera é lógico e eu muito feliz, porque em trilhas vale o lema: "Quanto pior... Melhor..."! Fui dormir na noite de sábado com o barulho da chuva e a certeza que tinha acertado ao escolher me aventurar pelas dunas e matas da Guarda.
Acordei no domingo 1h hora antes da largada, arrumei as coisas e parti rumo a praia da Pinheira, fiquei hospedado a cerca de uns 800 metros de onde seria o inicio da prova. Chegando lá a movimentação era grande com muita gente aquecendo e planejando qual a melhor forma de chegar aos pontos de troca. Sim, esta corrida tem revezamentos além da distância de 30k, tem também  9k e 5k. A largada foi dada as 7h30min, com o tempo nublado e abafado, muitos fogos de artificio e aquela gritaria normal de começo de prova. Partimos em direção a Guarda do Embaú, para fazer os primeiros 9k entre morros, trilhas, lama e vacas...sim vacas na pista. O segundo ponto negativo desta corrida era que tínhamos que disputar espaço com a turma dos 9k, que largaram um pouco depois e faziam este trecho ao contrário. Houve muitos choques e tombos por conta disso. A minha queda foi num dos pontos mais legais da trilha, na descida do morro, tentei parar para não cruzar na frente das mimosas mas escorreguei e deslizei até perto de 2 metros das matas das queridas, fui ajudado por outros corredores...nada de grave. E segue o baile. Saindo da Guarda, voltamos a Pinheira, passando pelo DJ e as barracas das assessorias de corrida. Agora rumo a praia do Sonho, sempre pela areia. Após 1h40 de corrida o calor começou a pegar, mesmo com o belo cenário já não podia manter o mesmo ritmo. As corridas em morros e trilhas são fantásticas, mas quebram o corredor que não estiver preparado... para completar esta que talvez tenha sido a parte mais difícil para mim da prova, próximo do 23k, essa região da Praia do Sonho, além de dunas com areia fofa ainda teve vários pontos com verdadeiros lagos, onde ficou impossível correr, já mencionei que bateu muita água na tarde/noite do sábado. Mas para mim até que foi bom para refrescar do umbigo para baixo e recuperar as energias com um sachê de carboidrato e seguir sem mais problemas até o final da partida.
Por fim completei a prova em 6º lugar na categoria 40/44 e 30º na geral masculino dos 30k, com o tempo oficial de 2h31min14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário