sábado, 5 de janeiro de 2013

Correr 5km,10km ou 42km, em 2013!

As competições de corrida de rua são realizadas em várias distâncias, desde alguns poucos quilômetros até vários deles (ultra maratonas). As mais comuns no Brasil são as corridas de curta e média distâncias 5Km e de 10Km. Entre as provas de rua, a maratona talvez seja a mais desafiante e que encanta os praticantes.
Provas de 5 km apresentam inúmeras vantagens tanto para o corredor amador como para os organizadores. É uma distância que dificilmente o corredor deixará de completar, desde que já tenha o hábito de correr na esteira, mesmo que por apenas  25 minutos. Por outro lado, o número de pessoas envolvidas na organização é menor, assim como os problemas possíveis de saúde entre os participantes, fato que sempre preocupa quem esta a frente da organização do evento. Eu nunca fiz um tempo bom ou que me deixasse realizado nesta distância, não consegui (ainda) achar um equilíbrio entre as passadas e a respiração nesta prova que é a mais rápida entre as disputas oficiais de rua. Pretendo continuar a fazer competições de 5km em 2013, com a meta de bater o meu recorde pessoal e me aproximar do recordista mundial da prova..hehehe Nos 5 km o recorde mundial feminino é de Tirunesh Dibaba, com 14:11, obtido em Oslo. Já no masculino o recorde é de Kenenisa Bekele, com a marca de 12:37.
Os 10 km é a segunda distância mais visada pelos corredores de rua no Brasil, é a evolução natural das provas de 5 km,  e que não é difícil de completar. Mesmo representando o dobro da distância, a passagem é tranqüila,  pois o corpo já está acostumado com a prática da corrida. Esta é a prova que foi a minha porta de entrada no mundo das corridas a 10 anos atrás. Totalmente dominada vou fazer somente uma este ano. Talvez uma prova de despedida deixando de vez esta distância, mas também de estreia...uma estreia que muito me orgulha. Em Gramado dia 13/jan/13, será minha primeira corrida com o Manto Coral e a inscrição Baleias. Estou empolgadaçooooooooooo.


Foi usando a estratégia de dividir a prova em três partes, correndo de forma conservadora na primeira parte, melhorando um pouco o ritmo na segunda parte e aumentando ainda mais na terceira,  que atingi os meus melhores resultados nesta quilometragem. A tática normalmente usada por corredores de elite e os bons amadores que já conhecem bem a distância é a "negativa", ou seja, correr o segundo trecho da prova mais forte que o primeiro. Como eu sou um pouco acomodado prefiro a divisão em três trechos. Os 10 km tem como recordistas o Queniano Leonard Patrick Komon, com o tempo de 26:44 e a britânica Paula Radcliffe, com 30:21, obtido em San Juan em 2003. A minha prova favorita é a de 10 Milhas (16 quilômetros), não são rápidas com as provas de 5 km e 10 km. Nesta prova gosto de largar bem atrás, registrando em meu processador (cabeça) a emoção e a satisfação de outros corredores que fazem pela primeira vez esta rodagem. Pura diversão é a transição ideal para quem busca correr as meias maratonas. Única distância que deixo fluir, vou sempre sem compromisso confraternizando com os amigos que encontro ao longo do percurso. Totalmente dominada.
A Meia Maratona é uma corrida com uma distância igual a metade de uma maratona ou seja 21,1 km. A distância, apesar de bastante popular entre corredores profissionais e atletas de massa de todo o planeta, no Brasil, ainda não chegou ao boom, mas esta crescendo o número de participantes e principalmente de competições deste tipo. Por ser uma prova de resistência que exige menos treinamento que uma maratona me agrada muito. O ritmo da corrida é geralmente mais baixo do que o ritmo para 10 km é necessário estabelecer um plano de ação muito bem elaborado. Eu gostei bastante de correr duas provas  de 21 km no segundo semestre do ano passado com a estratégia de dividi-la em 5 partes. Neste ano tenho programado muitas meias-maratonas, é a prova a ser domada e dobrada.O recorde brasileiro e sul-americano pertence a Marilson dos Santos, com 59:33, obtido em 2007. O detentor do recorde mundial entre os homens é de Zersenay Tadese, com 58:23, e o feminino é da espetacular Mary Jepkosgei Keitany, tempo de 01:05:50.
A Maratona é uma prova que envolve grande resistência física, sendo seu percurso estabelecido em 42 quilômetros e 195 metros. Normalmente elas são realizadas em estrada, mas podem contar com trechos de campo ou montanha (cross country).
As maratonas são populares em todo o mundo, sendo que as mais importantes chegam a reunir mais de 30 mil participantes e tem a sua lotação esgotada com antecedência. É a sonho de todo o corredor iniciante e o meu também é claro. Participei de apenas uma maratona (Porto Alegre/2012), mas foi muito emocionante, eletrizante e gratificante. Resolvi fazer por pilha dos amigos, estava me recuperando de lesão e sabia que não haveria tempo suficiente para treinar corretamente. Fiz apenas um treino de 18 km. Maratona exige concentração e foco é coisa seria e não dá para brincar...completei sim, mas cheguei acabado, melhor me acabei no km29. Resultado final: três dias sem andar direito com dores por todo o corpo e uma semana gripado pela baixa imunidade. Entrei para um seleto grupo de pessoas que completaram uma maratona, mas ficarei feliz mesmo quando este bicho estiver dominado. Realizarei algumas maratonas em 2013, já fazendo a transição da meia maratona para a maratona. Atualmente, o recorde mundial pertence ao queniano Patrick Makau Musyoki , que no dia 29 de Setembro de 2011, em Berlin, fez o tempo de 2:03:38. A corredora britânica Paula Jane Radcliffe é a atual recordista mundial da maratona feminina com o tempo de 02:15:25,  em Lomdres. Ainda este ano vou realizar a minha primeira supermaratona, em Rio Grande...mas esta já é outra história.

Fontes de consulta:
www.revistao2.com.br
www.corridasderua.com
www.esportesemnumeros.com

Um comentário:

  1. Um post excelente ! E obrigada pela presença no meu espaço. Meu carinho.

    ResponderExcluir