quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Inscrição, premiação e crescimento da corrida de rua

Depois de ler alguns comentários nos sites especializados em esportes, resolvi fazer um post sobre um assunto que vem tirando o sono daqueles que buscam o prazer e a alegria nas corridas de rua. Notei que não estou sozinho quando o assunto é o valor cobrado nas competições. Imagino que você também tenha o mesmo pensamento que eu: as provas de corrida de rua estão cada vez mais cheias e com o valor das inscrições 20%, 30%, mais caras que no ano de 2012. O custo para participar de uma corrida de rua não sai por menos de R$ 60,00, ficando, em média, em torno de R$ 85,00. Por outro lado, há alternativas interessantes pelo Brasil. Por exemplo, Circuito de Corrida SESC/RS https://www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas/index.htm infra-estrutura completa (chip, camiseta, medalha) com o valor da inscrição que cabe no bolso, a Corrida do Carteiro, com muito boa organização e baratinha... é uma ótima pedida, tem ainda a corrida da criança esperança www.corridaesperanca.com.br..Mas provavelmente na sua região ou cidade existam muitas outras opções. Concordo em gênero e grau com os que acham o valor das inscrições abusivo. Infelizmente é a lei da oferta e demanda - como as corridas de rua se tornaram tão procuradas, os organizadores abusam dos preços cobrados nas inscrições. Isso ocorre sem nenhuma justificativa, pois já existem os patrocinadores das provas que "injetam" muita grana nos eventos - Penso eu que os circuitos de rua já possuem a capacidade de atrair para os eventos um grande número de pessoas formadoras de opinião que fazem parte do público alvo estratégico para os organizadores e patrocinadores - consequentemente quem organizar e patrocinar os eventos terão um retorno certo na venda dos seus produtos e serviços  - pois compramos tênis, acessórios, revistas especializadas, alimentos, vestuários, serviços de saúde, bem estar... Ou seja, este deveria ser o foco das circuitos de rua, porém infelizmente não percebemos isso. Acho que depende de nós, corredores, uma postura diferente em relação aos circuitos de corrida - eu particularmente estou deixando de participar de várias provas.
O circuíto adidas, entre outros, por exemplo, virou um comércio maluco(não tenho nada contra a Adidas, mas são os organizadores que fazem merda). Se todo esse dinheiro arrecadado, se revertesse em parte, em favor de nós corredores (prêmios, faixa etária, em beneficiar alguma instituição beneficente, etc...), seria justo, mas eles oferecem tão pouco. Este ano não correrei o circuíto adidas... não tenho nada contra a marca, que é uma das minhas preferidas, mas, minha meta serão as meias maratonas, 10 milhas, provas de longas distâncias. Farei poucas provas de 10 km. Concordo plenamente com o que li em um post..."toalhas, Bonés, chaveiro, etc..não precisamos!!! Isso tudo a gente adquire nas lojas especializadas em artigos esportivos." Eu gostaria mesmo era competir em circuitos diferenciados, aqui em Porto Alegre, não são utilizados espaços que seriam legais de correr como o autódromo, o joquéi club e o complexo da Ulbra-Canoas. Quanto a premiações deveriam seguir o exemplo da Maratona Comrades, os valores das inscrições são altos... pq não fazer medalhas distintas, de acordo com o tempo de conclusão? Premiação por faixa etária virou coisa rara hoje em dia.

Há que se considerar o aspecto positivo desta valorização da corrida. Atualmente temos uma estrutura mais profissional para as provas, disponibilidade de pessoas qualificadas para orientar o treinamento ou tratamento de lesões, nutricionistas, etc. Além disso, temos uma oferta muito maior e variada de corridas de rua, montanha, revezamentos e tudo isso certamente ajuda muito a manter a motivação.
Por tudo isso é inegável que a corrida está se popularizando mas, infelizmente a sua prática vem ficando mais cara. E tudo isso me deixa na dúvida se nós corredores estamos pagando preços justos por aquilo que consumimos. A corrida de rua é o esporte que mais cresce no Brasil, e hoje só perde para o futebol em numero de participantes. Não é a hora das empresas enxergarem isso e fazerem corridas com estrutura e preços acessíveis? Não é a hora de melhorar as premiações e de incorporar a premiação por categoria?
E você, o que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário