sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

TTT - Vinte e quatro que pareciam quarenta e dois!!

Final de semana passado participei  de uma das provas mais empolgantes do Rio Grande do Sul, a 9º Travessia Torres/Tramandaí-SESC. A prova reuniu aproximadamente 2.300 corredores de todas as partes do estado e do Brasil, minha participação se deu a convite da Life Team Runners, grupo de corrida que tem como proprietários os meus amigos Fábio Santos e sua esposa Adriana Lemos. Minha equipe era formada por mais três integrantes e na divisão dos trechos fiquei com o mais difícil, vinte e quatro quilômetros de areia, sol e vento, muito vento. Os 81km são todos realizados a beira-mar, na areia, passando entre banhistas e vendedores de picolé, salva-vidas e surfistas, além de crianças e cachorros. Foram vinte e quatro que pareceram quarenta e dois, tamanha a dificuldade para enfrentar o vento sul, aqui no litoral gaúcho o vento sopra sempre de nordeste(famoso nordestão), mas exatamente no dia da competição mais esperada pelos ultramaratonistas, octetos, quartetos e duplas, que partiram durante a madrugada rumo a praia de Torres, o bendito resolveu virar...
Muitas pessoas falaram que esta foi a edição mais difícil até agora por conta deste forte vento contra.
Eu na minha inocência cheguei ao posto de troca na praia de rondinha, na hora programada para receber o chip do Daniel. Bastaram alguns minutos para eu perceber que não seria uma tarefa muito facil, o vento gelado do amanhecer no litoral fez muitas pessoas aparecerem no posto de troca vestidos de calça e jaquetas corta vento. O vento não dava tregua e empurrava a areia em minhas finas canelas dando a sensação de que pequenas formigas estavam me mordendo. Eu não tinha plano de ataque, o terreno era novidadade para mim. Sabia que apenas que iria enfrentar areia e a água salgada. A troca foi realizada alguns minutos após a hora marcada, e o Daniel, foi logo avisando: "porra Mauro, tá muito forte o vento..."
Então tá...lá fui eu. Sai com tudo, ultrapassando os demais corredores a minha frente como se estivesse turbinado. Que burrice a minha, não ter levado em conta a areia e o vento. Dentro dos meus 24Km, acho que consegui realizar a primeira metade sem problemas com um ritmo constante, mas depois de 16Km, fazendo uma prova puxada, as pernas me mandaram uma mensagem:



"Ei você ai em cima, não queremos mais correr neste ritmo, vamos passear um pouco e admirar a praia". É gente foi assim mesmo, acabou, já era. Os competidores me ultrapassavam com uma facilidade incrivel, eu ainda tentei pegar carona no vacuo de alguns corredores mas elas, as minhas pernas decidiram entrar em greve e fazer piquete...cãimbras. Alguns metros de negociações e massagens e pronto, tudo resolvido. Tentei buscar o tempo perdido mas não dava mais, faltatando 2km para o termino do meu trecho, ainda recuperei o meu folego do inicio,  para entregar o chip ao Lucas, e terminar com dignidade e em pé a minha participação na 9º TTT. Agradeço ao convite e principalmente aos meus companheiros nesta empreeitada Guilherme, Lucas e Daniel. Terminamos esta batalha na 13° posição entre os quartetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário