Camarão no restaurante Boka's(800gr) |
- Oi tudo bem, sou a Marines, de Recife.
Antes que eu me pronunciasse ela falou:
- Tem mais um casal com o Manto Coral do outro lado da pista.
-Vou até lá chamar eles.
Enquanto aguardava a volta da Marines, na fila, olhava ao meu redor a estrutura montada para o evento. Estande dos patrocinadores da prova com distribuição de brindes, palco para a premiação, equipes de corrida iniciando o alongamento, pessoas registando o momento com suas câmeras digitais...tudo na sua normalidade.
Chega a Marines acompanhada do casal Ricardo Passos e Gi Albertini, ambos de Santa Catarina.
Time Baleias na Maratona de Santa Catarina formado por Marines Melo de Recife, Mauro Rosa de Porto Alegre e o casal Ricardo Passos e Gi Albertini de Florianópolis |
Apresentações feitas, chip no tênis, sachês de carboidrato no bolso e céu azul...faltando menos de vinte minutos para começarmos a correr era hora de concentrar para o inicio da "peleia". Na edição deste ano realizada na capital do estado de Santa Catarina, foram 2.200 atletas de vinte estados e de cinco diferentes países, divididos em seis categorias. Mesmo com o número de inscritos ultrapassando 2.000 atletas a participação na maratona foi de cerca de 430 corredores, credito a baixa de participantes maratonistas a concorrência, pois nesta mesma data foram realizadas a Maratona de Foz, a Maratona Maurício de Nassau e ainda a Maratona de Berlim, que sempre tem um contingente muito grande de brasileiros. Além é claro, da Maratona de Punta del Este realizada no final de semana anterior.
Com percurso quase que em sua totalidade plano, a Maratona Caixa de Santa Catarina é considerada juntamente com a Maratona de Porto Alegre, uma das provas mais velozes do calendário de corridas de rua do país. A excelente hidratação durante todo o percurso e o clima em Floripa, nesta época do ano ajudam muito a quebra de recordes pessoais.
A corrida teve o seu inicio com pontualidade britânica, com todas as categorias largando no horário marcado sem atraso ou outro tipo de confusão. Eu larguei no pelotão intermediário ao lado do estreante em maratonas, o amigo Ricardo Passos, mas antes de passarmos pelo tapete ele já se encontrava alguns metros a minha frente fazendo uma saída forte. Marines optou por largar no pelotão do fundo e a Gisele, largaria as 8h, na prova de 10k.
Ricardo em sua primeira maratona fez um tempo abaixo de 3h20 e a Marines levou o troféu de quinto lugar na categoria |
que estavam animados e contando piadas. Fomos rodando e de forma gradativa aumentando a aceleração até chegarmos a 4:37 de ritmo. Para mim estava tudo perfeito, temperatura de 21 graus, correndo a beira-mar, ouvindo os causos contados pelos meus companheiros...mas como tudo que é bom acaba, eles resolvem a partir do 18km baixar o ritmo para 4:20. Tudo estava bom até minha velha amiga câimbra resolver dar as caras no 30km. Mas o jogo já estava ganho pois havia acumulado "gordura" e agora poderia me dar ao luxo de intercalar caminhada e corrida. Diminui bastante o ritmo mas continuei correndo pois no 32km, sabia que haveria um estimulo extra, pois o trajeto da prova obrigava a galera da maratona a desfilar pela passarela onde foi dada a largada e lá tinha muito gente incentivando os participantes. Foi uma grande sacada da organização pois os atletas tem o animo renovado pelos gritos da massa, além de receberem esponjas encharcadas com água gelada. Fez muito bem para mim e acredito para muitos outros competidores, mas depois do passeio pelo sambódromo, resolvi caminhar durante a passagem pelos postos de hidratação e voltar a correr logo depois afinal ainda faltam 10k. Com esta tática as dores foram diminuindo mas tinha que manter o ritmo lento pois uma única acelerada e voltam as câimbras e as dores. Segui assim até a última travessia pelo túnel, faltando cerca de 1km para fechar a prova ganhei uma "carona" no ritmo do paulistano Ronan Damião. Conversando fomos até a linha de chegada para encerrarmos a Maratona
Caixa de Santa Catarina edição 2013.
Completando a Maratona ao lado do leitor do blog e amigo Ronan Damião |