terça-feira, 18 de abril de 2017

Que venham as trilhas e os morros...



Aprender a resistir! Trata-se, sem dúvida, da prioridade para os amantes das trilhas em todos os níveis. Não digo resistir somente as longas distâncias mas a dor, ao sofrimento e muitas vezes as quedas. 
O primeiro componente para uma boa prova trail é sem duvida a resistência as subidas. Pernas fortes, treinadas e preparadas para levar você ao topo da lomba ou morro é de extrema importância.
É importante lembrar que o tempo global de esforço é frequentemente importante durante as trilhas. Mais de três horas. E às vezes, de seis a oito horas. É preciso acostumar o organismo a recorrer lentamente às suas reservas. Aprender também a alimentar-se de forma regular e inteligente, no intuito de evitar a sensação de fadiga ou o início de uma desidratação, que podem ter, às vezes, consequências desastrosas. Durante as competições, o inicio deve ser cadenciado ao ponto de lhe permitir sustentar um bom ritmo e manter uma perfeita lucidez em todas as ocasiões. Afinal você não irá ganhar uma prova trail nos primeiros dois quilômetros. É perda de tempo tentar correr feito um louco se logo a frente irá encontrar um paredão. Um bom corredor em trilhas é antes de tudo uma pessoa que sabe manter e dá muito valor sua integridade física.

Treino Especifico

O treino para corridas em trilhas pode ser considerado ou comparado ao dos maratonistas em termos de rodagem semanal ou mensal.
Deve-se procurar fazer os treinos longos em meio a natureza. A aquisição de confiança de um corredor trail se dará, se o treinamento for realizado em terrenos acidentados. Escolher uma lomba de cerca de 300 metros e alternar as intensidades das atividades de descida e subida: rápido na subida e mais suaves na descida. O objetivo é múltiplo: aumentar os benefícios cardiovasculares, assim como a postura e a técnica de corrida. Os trechos na descida, tão importantes para os praticantes de trilhas, permitem trabalhar as trajetórias e o controle de velocidade, mesmo se forem efetuados em uma velocidade mais lenta. Treinos de subida em escada, também ajudam bastante no ganho de força nos membros inferiores e na resistência geral. Agilidade, velocidade de reação e estabilidade dos joelhos e tornozelos fazem parte dos elementos que se desenvolvem em treinos específicos na academia ou em treinos no morro.
Outra técnica de treino: o trabalho no limiar, que consiste em acostumar o organismo a tolerar esforços, de modo a poder sustentados (em torno de 80 a 90% de sua frequência cardíaca máxima). Este trabalho deve ser desenvolvido em pista, mas nada impede de ser realizado em estradas de chão ou trilhas abertas. 
Procure para o treino em lombas, realizar um bom período de aquecimento e efetuar, em seguida, sequências entre dez e vinte minutos sobre o terreno (lomba) – com períodos de recuperação sob forma de trote 35% da velocidade principal.

Para fazer uma corrida em trilhas ou até mesmo uma ultra-trail, você deve ser muito forte fisicamente e psicologicamente, estas condições são o resultado de um longo treinamento em todos os aspectos (sessões de treinos realizados - paradas programadas - alimentação - experiência).  
Outra dica é de pelo menos 20 dias antes da competição, ter decidido todo o equipamento (tênis e  meias, se irá correr com bastões, entre outros), que será utilizado durante a prova. As roupas já devem ser testadas em várias formações, tais como opções que você pode precisar, jaqueta corta-vento, segunda pele, bermuda ou calça com mais ou menos compreensão. E é claro...uma boa noite de sono antes da prova.

Boas Trilhas! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário