terça-feira, 4 de abril de 2017

II Corrida- Trilhas Sertão Santana 2017

Sertão Santana está localizado a aproximadamente 80 km da capital do Rio Grande do Sul. Mais precisamente entre Barra do Ribeiro e Tapes, outros dois municípios do estado dos gaúchos. O município de Sertão Santana foi fundado em 1992. Localizado na região Centro Sul do estado Rio-grandense, tem como destaque o seu patrimônio natural: um relevo repleto de morros, grandes formações rochosas, belas cachoeiras e a mata nativa. Saímos (eu e minha amada Pry) bem cedinho de Porto Alegre, dispostos a encarrar todas estas belezas naturais ou melhor... eu estava querendo o enfrentamento com a natureza à Pry, nem tanto. Cruzando a ponte na divisa Porto Alegre - Guaíba, seguimos na direção sul, pela BR 116, ate ingressar na via que dá acesso ao município. Foram 30 minutos de estrada de chão, poeira e muitos buracos. Mas chegamos sem maiores danos. Estacionei o carro e fui direto pegar o kit (camiseta + número), conheci um pouco da feirinha (a cidade estava de aniversário), com muito artesanato, churrasco, chopp e quitutes. Próximo da hora de largar, já posicionado, encontrei o meu grande amigo e super corredor Alessandro Amaral, batemos um papo rápido e o organizador do evento já estava fazendo a contagem regressiva. Os participantes das duas distancias (12k e 6k), largaram juntos. A caminhada largou um pouco depois, para fazer o mesmo percurso da corrida de 6k. Não me coloquei muito na frente para a largada, mas após as primeiras curvas já estava entre os primeiros, me empolguei por conta de uma descida forte e resolvi manter o ritmo assim mesmo. A frente tinha um motoqueiro da organização da prova que conduziu os competidores até a entrada da primeira trilha...e minha nossa!
A subida desta trilha era desafiadora, úmida e com muitos cipós pelo caminho. Na metade eu já estava intercalando caminhada e corrida. Quando finalmente saimos da mata, encontramos água e duas gurias, orientando para seguirmos pelo caminho da direita, chão batido, barro e mais subidas. Depois daquele carrossel onde passamos por terrenos habitados e muito mato alto, retornamos a estrada no sentido contrario passando assim a cruzar com toda a galera. Depois de subir muito era chegada hora da descida...nem pensei duas vezes para "meter o pé", e imprimir velocidade, muitos corredores passaram por mim durante as diversas subidas neste primeiro trecho de prova, então era hora de recuperar o tempo perdido. Descida em trilha single track, muito técnica e bem sinalizada, mas eu não nem aí...fui botando pra baixo, até que acabei em baixo. mais um lindo tombo para a minha coleção, esfolação no joelho esquerdo, também no braço direito, nada quebrado...segue o baile!
Saimos da trilha para fazer um trecho da corrida na cidade. Piso de pedra com pouca elevação, muitas curvas e a divisão dos percursos 6k e 12k. Quem seguia reto, direto para uma subida puxada, estava a caminho da linha de chegada, quem seguiu pela direita como eu, ainda tinha mais alguns kms. Havia uma voluntária informando a classificação, quando passei ela gritou: TERCEIRO. Vamos atrás do segundo, respondi. Ele não estava muito longe, talvez uma quadra. Começaram as lombas novamente e logo em seguida nova trilha, mas esta era aberta, larga , cheia de curvas e com mato muito alto dos lados. Em algum momento não fiz a coisa certa...avistei uma ponte sobre um riacho e uma trilha ao lado desta ponte. Não tive duvidas, peguei a trilha durante uns 10 minutos, caminhei por aquele rio com água pelos joelhos, mas algo estava estranho...azar o meu, caminho errado. Olhei o gps, marcava 8.6k, não faltava muito, respirei fundo e fui pra guerra, tentar minimizar o prejuízo. Escalei um barranco, entrei por uma propriedade (os cães latindo) e sai um pouco depois da rota original. Uma vez no caminho certo...encontro com um apoiador que diz: tu te perdeu nas trilhas? que merda pensei, mas vamos lá...longa subida em estrada de chão, curva para esquerda, entra por uma porteira e outro apoiador sobre uma moto diz: Segue o curso do rio...lá vou eu novamente correr na água ou melhor, tentar correr. olhava para frente não avistava ninguém, olhava para traz, ninguém também. Segui na minha... e bem longe a frente tinha um fotografo sentado, esperando a turma passar, para fazer os registros. Quando cruzei por ele perguntei se faltava muito e ele disse: 1.5k e tu esta em quinto lugar. "Pra que né", passei voando pelo restante do rio, fiz a curva a esquerda, onde havia um voluntário indicando o caminho. Acho que o caminho era recente, por cerca de 500 metros ainda havia grama fofa no chão. Enfim, chão batido e uma lomba ingrime já na cidade até chegar o ponto final. Corri bem esta última parte da prova, assim que sai da parte com grama visualizei o quarto colocado, mas sem chance de alcança-ló, mantive o ritmo até o fim.
5º colocado na geral e 1º  lugar na categoria 38/42 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário