levantamento: BlogRecorrido.com (danilobalu@hotmail.com)
Estes são os dados das 50 Maiores Corridas de Rua do Brasil em 2016. É um levantamento único no nosso mercado e busca principalmente colocar um pouco de luz dando números desse esporte em nosso país, uma vez que dependêssemos das organizadoras, não teríamos estatísticas confiáveis.
Comparado com 2015, pouca coisa mudou no perfil das 50 maiores provas. Os destaques:
– As 50 provas continuam com quase o mesmo número de concluintes (316.000), um aumento de apenas 0,7%;
– Há cada vez mais mulheres (42% *já descontadas as provas exclusivamente femininas);
– As provas de 5km são as mais frequentes na lista. Em 3 anos passaram de 15 para 19;
– Já as de 10km são cada vez mais raras (de 13 a 7);
– Talvez por serem mais tangíveis, as provas de até 9km vêm ganhando bastante destaque.
Já a localização destas provas mostra-se bem concentrada. 29 em São Paulo e 13 no Rio de Janeiro. Apenas essas duas, Brasília e Fortaleza (com 2 cada) são locais de mais de uma das 50 provas.
Nenhuma fica na Região Norte.
Nenhuma na Sul.
Outra característica é notar que 4 organizadoras possuem 36 dessas 50 corridas! E das 5 maiores, todas já foram exibidas ao vivo na TV, mostrando a força desse fator em determinar o sucesso de um evento.
Porém, se ainda assim você acha que fazer corrida é fácil e garantia de muito lucro, vale destacar que mais uma vez duas corridas Top 50 foram descontinuadas de um ano para cá. Ou seja, é um investimento que está longe de ser garantia de sucesso!
O que você não pode deixar de dar é atenção às mulheres. 6 provas são exclusivas delas! E elas são maioria em 20 das demais 44. E talvez tenha que saber que nem toda prova grande é domingo de manhã! 8 são sábado à noite.
Para ver os números e gráficos completos: https://infogr.am/raio-x-das-50-maiores-provas-do-brasil-em-2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário