Com o tradicional trajeto de cinco quilômetros percorridos na orla do Guaíba, a prova teve toda a estrutura para a saúde e segurança dos atletas. Eu participei pelo segundo ano consecutivo, convidado pela minha grande amiga e funcionária da Caixa, Shirley Coelho, que teve um ótimo desempenho na prova.
Shirley, exibindo o seu troféu... |
Logo após a sessão de aquecimento e alongamentos os participantes se agruparam para a largada, que foi exatamente às 9hs da manhã. Fazia um bom tempo que não corria, pois estou com um problema no pé esquerdo desde o inicio do ano, e as vezes tenho que parar alguns dias de treinar pois as dores são fortes.
Então a minha estratégia foi de começar devagar e acelerar aos poucos, conforme o corpo fosse aquecendo...
O pórtico de largada/chegada da prova foi montado na rotula do gasômetro e a virada se deu na rotula das cuias, percurso tranquilo e plano que deveria ser repetido duas vezes. Larguei entre os 10 primeiros, mantendo o ritmo, perto do primeiro quilometro já estava colado no primeiro colocado, o meu pé não havia incomodado e resolvi apertar o passo, para dividir a liderança da prova com o Delmar Dickel, quadragenário como eu e ótimo corredor. Ficamos lado a lado, durante toda a primeira volta, medindo forças e testando a nossa capacidade respiratória.
Então resolvi "apertar o passo", já que apesar do tempo parado estava me sentindo bem...fiz a curva para dar inicio a segunda volta, peguei um copo de água, joguei o liquido sobre a cabeça e disparei.
O planejamento deu certo, consegui fugir um pouco do meu concorrente e mantive a dianteira até o final, com direito a uma aceleração nos últimos 300 metros. Depois foi entrevista para o pessoal da Caixa, alongamento e bate papo descontraído com os meus treinadores Luzia Pinto e Gabriel Picarelli, e a galera da assessoria, que também estavam lá de saída para a segunda parte do longão.
Pódio Geral 5km - só os quarentões - Delmar, Maurinho e Alcides dos Santos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário